Wednesday

GELEIA DE AMEIXA FRESCA

28 Ago 2013


Eu nunca fui uma grande consumidora de geleias. Sempre achei que elas são doces demais e somente as empregava em raras situações. No entanto, de uns tempos pra cá, aumentei muito meu consumo de iogurte depois que aprendi a fazer o iogurte grego. A geleia passou a ser uma forma de adoçar e saborizar o iogurte sem que ele caísse na "mesmice". Passei, então, a comprar mais geleias e acabei achando que aquelas de melhor qualidade estavam ficando muito caras. Algumas marcas, geralmente as mais baratas, contém mais açúcar do que fruta. Como aqui em casa, cada vez mais, estou curtindo fazer tudo na versão "homemade", comecei a fazer geleias também. Desta forma, adoço ao meu gosto, sei qual teor de fruta está contido em cada vidro, não uso conservantes e seus "comparsas", e ainda obtenho, em média, quatro vidros de geleia pelo preço de um!


Estas ameixas vermelhas são excelentes para fazer geleia. Rendem bastante, não necessitam de muito açúcar para ficar com esta textura e ficam com uma cor maravilhosa. É uma de minhas prediletas.

Para 1,5 kg de ameixas, usei 300g de açúcar cristal orgânico. 

Retirei os coroços das frutas e piquei em cubinhos.


Juntei o açúcar e levei ao fogo médio, mexendo de vez em quando até ficar reduzida e na consistência que gosto. Você poderá ajustar esse tempo de acordo com seu gosto.


Uma hora e quarenta depois,  ela estava assim:


Apaguei o fogo e distribuí, ainda quente, em vidros que foram previamente esterilizados com água fervente. Tampei e virei de cabeça para baixo para que a temperatura da geleia esterilizasse a tampa. Esse processo NÃO é o processo completo para fazer conservas, mas faz minhas geleias durarem bastante na geladeira. 


Se você gosta de fazer geleia, pode também presentear alguém que lhe seja querido. Aí, para fazer uma embalagem charmosa e bem a caráter, aprendi essa dica simples e de grande efeito, lá no site da Martha Stewart. Basta usar forminhas de papel para cupcakes para "vestir" seus potes.


É só amarrar com um elástico...


 ... depois, passar uma fitinha e dar um lacinho. 


 Que tal? Uma graça, né?



25 comments:

  1. Adoro doce de ameixa e esse ficou mesmo uma delicia.
    bjs

    ReplyDelete
  2. Renata querida,
    eu sempre gostei de geleias principalmente as caseiras,
    a sua ficou com uma cor linda e com certeza deliciosa!
    Adorei a dica da forminha de cupcake na tampa ficou super
    cute!

    Beijos, sucessos sempre!

    ReplyDelete
  3. Ficou com uma cor linda e a dica adorei.

    Beijinhos,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ReplyDelete
  4. Nunca fiz geleia em casa por pensar ser complicado. Adorei a receita.
    A sua parece ótima!

    Bjs,
    www.amandocozinhar.com

    ReplyDelete
  5. Oi Renata, as geleias caseiras são bem mais saborosas.Prefiro muito mais.Até as marcas mais caras algumas vezes deixam a desejar em sabor de frutas.Sua geleia ficou lindo e com o charme das forminhas ficaram fantásticas.Adorei a dica.Beijos querida.

    ReplyDelete
  6. Que linda e deliciosa receita de geléia Renata!!! Aqui em casa sempre tenho geléia, também adoro saborizar meu iogurte com elas, mas raramente as faco, já que aqui na Alemanha os precos delas sao bem razoáveis. Dá para fazer uma infinidade de receitas com geleías ,né? eu adorooooo!!! A sua apresentacao ficou lindíssima adorei a idéia de fazer uma tampinha com o forminha de cupcake, ficou um charme!!!!! Beijocas doces e que seu dia seja maravilhoso

    ReplyDelete
  7. Oi Renata! Eu adoro vir aqui no seu blog, amei sua dica da tampinha para embalar os potes, simples e muito delicado!
    Ah, se vc consome muito iogurte, tente faze-lo com Kefir, acrescente as propriedades probióticas e terá o leite fermentado pra a vida toda, basta dessorar para fazer o iogurte grego, escreva-me: kefir.alim.probiotico@gmail.com q temos doadores no Br td é gratis. ou envie 2 selos e 1 envelope que envio a doação na sua casa. Bj e obrigada pelas dicas!

    ReplyDelete
  8. a única geléia que fiz em toda minha vida foi de ameixa vermelha. ficou deliciosa, rendeu um post, uma torta, potes de geleia e uma cozinha ensanguentada, cheia de manchas vermelhas...rs
    abs!

    ReplyDelete
  9. que delicia deve ter ficado sua geléia......e essa idéia da forminha foi ótima,adorei,obrigada!

    ReplyDelete
  10. Amo geleia vou testar essa com certeza e que tudo essa ideia das forminhas de cupcakes na tampa, isso nunca ia me ocorrer. Beijos!

    ReplyDelete
  11. I feel the same way then you do abut sweet jam. Don,t use it much.But this recipe looks great. Great tip to decorate a gift jar.

    ReplyDelete
  12. Eu adoraria ganhar este presente, rsrsss.
    Adoro geleia, aqui no RS chamamos chimia!
    Bjs.

    ReplyDelete
  13. I love your idea of using a muffin paper to decorate the jar. I make a few jams or jellies in the summer. My best this year was apricot jam. It is so good.

    ReplyDelete
  14. Renata,

    Eu tambem nunca fui uma grande consumidora de geleias, mas porque nem todas me agradam. Gosto daquelas que parecem ter sido feitas em casa, com fruta mesmo, mais sabor da fruta. E, francamente, poucas industrializadas são realmente saborosas. Eu gosto muito de ameixa e não consegui, ainda, provar uma que me agrade, talvez fazendo em casa seja a melhor opção.

    Beijos

    ReplyDelete
  15. Hey Xará, mas você está Expert em geleias, puxa que lindas que ficaram suas embalagens! e o conteúdo é puro deleite, a cor ficou maravilhosa, claro, meus aplausos!!!

    ReplyDelete

  16. Renata, estou passando por aqui para te dizer que fiz o seu pao doce em folhas com canela e já está postado no blog, claro que te dei todos os créditos, viu! O que eu quero mesmo é te parabenizar pela receita, fiquei encantadíssima ao prepará-la!!! Que pao maravilhoso que ele ficou, uma textura perfeita e muito, muito saboroso!!! Sem dúvida alguma ele e o pao povitica sao os melhores paes doces que eu já provei na minha vidaaaaa!!!! Obrigada pela sua generosidade de compartilhar conosco receitas tao maravilhosas!!!!! Beijocas doces
    Una receta riquissima de Pan dulce de hojas de canela. Receta ahora en el blog: http://www.omelhorrestaurantedomundo.com/2013/09/pao-doce-em-folhas-com-canela.html

    ReplyDelete
  17. I never made geleia de ameixa...yours look great Renata, and yes super cute how you decorated the jars.
    Hope you are having a wonderful week my dear :D

    ReplyDelete
  18. Re,

    Eu também não sou lá muito consumidora de geléias, embora sempre as compre para o povo da casa. Também acho que as melhores estão muito caras e também andei fazendo geléia nesses últimos meses, principalmente de morangos, porque o meu marido tem comprado esta fruta demais, levado pela insistência de uns vendedores que tem barraquinhas ao longo da via que conduzem à nossa casa, rsrs. Ele passa nas barracas para comprar outras frutas e acaba sempre trazendo também uma caixa de morangos, que contém 5 caixinhas! Mas eu tenho usado muito a geléia, especialmente nos recheios de tortas, rsrs. Fervo os meus vidros e suas tampas (quando podem ser fervidas) por vinte minutos! rsrs. Esta sua ficou perfeita e a dica da forminha é muito boa. Às vezes eu faço uns paninhos assim, usando tecidos que não desfiam.

    Um beijo!

    ReplyDelete
  19. Uma graça e uma delícia!Eu adoro geléia, principalmente, para dar um toque ao pão integral rsrs Mas, logicamente, prefiro a feita em casa, gosto mais azedinha... Valeu a dica, ficaram muito fofos esses vidros...beijkas

    ReplyDelete
  20. Uma graça a roupinha e a geleia deve ter ficado tudo de bom...
    beijocas

    ReplyDelete
  21. I love plum jam, is one of my favourite jams. The colour looks fantastic Renata.

    ReplyDelete
  22. Plum jam is one of my favourites. The colour of yours is fantastic Renata.

    ReplyDelete
  23. Fiz, ficou muito bom. Obrigada por compartilhar a receita.

    ReplyDelete
  24. A primeira coisa que faço depois de ler uma receita é olhar os comentários. ..Estou aqui para dizer que dividir por três os ingredientes e deu super certo. Obrigada pela receita. Muito boa

    ReplyDelete
  25. Receita ótima. Fiz exatamente como estava na recita(até mesmo o tempo de preparo).

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...